quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vigilia pela Esperança no Mundo


Estou a organizar uma vigilia que pretende unir todas as pessoas que têm esperança na mudança climática. Esta é uma oportunidade de mostrar aos nossos líderes que estamos preocupados com o nosso futuro e queremos ajudar a modificá-lo.

Dia 11 Dezembro das 21h ás 22h no Parque da Paz em Almada, junto ao monumento da Paz. Tragam uma vela e a vossa alegria. Podem encontrar mais detalhes neste site http://www.350.org/node/13423

Em Copenhaga no dia 7 de Dezembro os líderes de todo o mundo vão reunir-se para encontrar o meio de termos um mundo mais saudável.

Todos os detalhes podem ser encontrados no site http://en.cop15.dk/

A ONU está fortemente empenhada nesta questão e nós também http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/169949.html

Obrigado até sexta amigos


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como criar um bosque - Plantar Arvores

Vemos aqui ao lado um pequeno bosque que um dia quem sabe pode ser uma floresta. Foi uma acção impulsionada pela Quercus onde fomos plantar cerca de 600 Arvores para a serra do Montejunto.

As árvores plantadas foram espécimes autóctones Carvalho, Sobreiro, Pinheiro e Castanheiro.

Foi-me explicado que convém ter uma diversificação de espécies porque diminui o risco da floresta ser dizimada pelo fogo. A seiva do pinheiro arde fácilmente mas a casca do sobreiro é muito resistente ao calor e ao fogo. No entanto o pinheiro pode sobreviver se a copa da arvore resistir.

Houve um primeiro passo andes da plantação que foi a criação de valas com cerca de 30 cm de profundidade. Os utensilios a usar são as luvas, botas (de preferência galochas), pá e enchada. As árvores são plantadas em intervalos de 3 m umas das outras. Colocamos a árvore bébé no chão e rodeamos de terra com as mãos. Após estar rodeada de solo, apertamos com os pés para ficar bem fixa no substrato. com a enchada Colocamos o resto de terra à volta, desviamos as pedras e terra que possa soterrar e destruir a futura arvore. Fazer este procedimento durante cerca de 3 horas.

Se estiver a chuver como nesse dia vao adorar os oleados, o corta-vento, o lanche e o banho bem quente quando chegarem a casa. As mãos também vão ficar um pouco doridas e a roupa ganhou a cor castanha mas valeu a pena.

Um dia, daqui a cerca de 30 Anos lol, quando regressar a esse espaço vou repousar na sombra das arvores a contemplar o som dos pássaros e assar umas castanhas que possa encontrar.

domingo, 25 de outubro de 2009

24 Out 2009 - Dia da acção Mundial do 350 Org


Fui ao evento ver o que podia acontecer. No Pais existiram muitas acções. Em Lisboa tive oportunidade de ir ao K Urban Beach. Crianças e graúdos estiveram presentes e tiramos muitas fotos com o tejo como fundo. Pensei que iriam estar muitas mais pessoas sou sincero. Fiquei no entanto surpreendido por mais tarde quando jantava o evento ter cobertura da TV. Imagens de todo o mundo eram mostradas no ecrã. Apesar de tudo existe um lento acordar. Fico a aguardar que em Dezembro as coisas fiquem mais esclarecidas a nível politico em Copenhaga e que finalmente surjam medidas concretas. Então e vocês o que é fizeram?

terça-feira, 2 de junho de 2009

Já faço alguma coisa e quero fazer muito mais


Uma das maiores preocupações que eu tenho é o ar que respiro e a água que bebo.

Em relação à água, evito lavar o meu carro, utilizo a água que recolho do desumificador quando seco a roupa, recolho água do chuveiro quando ainda está a aquecer para utilizar mais tarde para limpar o chão ou despejar a sanita. Não tomo banho de imersão. Evito piscinas.

Em relação ao ar reciclo materiais e coloco nos ecopontos, reutilizo os sacos das compras e uso sacos amigos do ambiente.Utilizo os transportes publicos o máximo possível e ando muito a pé. Quando utilizo o carro poluo menos 90 % a atmosfera porque utilizo uma tecnologia que emite menos CO2 e metais pesados resultantes da combustão.

Falando em CO2 tento não deixar as lampadas acesas mais do que necessário e desligo os equipamentos da tomada quando não estão a funcionar. Tenho uma condução mais consciente e acelero menos. Tenho Ar Condicionado em casa mas não o utilizo.

Para além de melhorar o ambiente com estas escolhas consigo poupar dinheiro.Vejam o seguinte video:


Existem muitos filmes e documentários que falam sobre este assunto. Uns mais sériamente outros mais subtilmente. Gostaria apenas de salientar alguns que para mim são uma referência.

Vejam os seguintes filmes: "An Inconvenient truth" - Al Gore, "Planet Earth" - Disney, "BBC Earth, Power of the planet" - BBC e Discovery Channel, "Home" - Arthus-Bertrand, "Walle" - Pixar Disney.

Deem o vosso contributo hoje mesmo. Eduquem e protejam os vossos filhos ambientalmente. A melhor educação começa com os bons exemplos que damos.

Deixem os vossos exemplos e divulguem ideias positivas.

Obrigado