terça-feira, 2 de junho de 2009

Já faço alguma coisa e quero fazer muito mais


Uma das maiores preocupações que eu tenho é o ar que respiro e a água que bebo.

Em relação à água, evito lavar o meu carro, utilizo a água que recolho do desumificador quando seco a roupa, recolho água do chuveiro quando ainda está a aquecer para utilizar mais tarde para limpar o chão ou despejar a sanita. Não tomo banho de imersão. Evito piscinas.

Em relação ao ar reciclo materiais e coloco nos ecopontos, reutilizo os sacos das compras e uso sacos amigos do ambiente.Utilizo os transportes publicos o máximo possível e ando muito a pé. Quando utilizo o carro poluo menos 90 % a atmosfera porque utilizo uma tecnologia que emite menos CO2 e metais pesados resultantes da combustão.

Falando em CO2 tento não deixar as lampadas acesas mais do que necessário e desligo os equipamentos da tomada quando não estão a funcionar. Tenho uma condução mais consciente e acelero menos. Tenho Ar Condicionado em casa mas não o utilizo.

Para além de melhorar o ambiente com estas escolhas consigo poupar dinheiro.Vejam o seguinte video:


Existem muitos filmes e documentários que falam sobre este assunto. Uns mais sériamente outros mais subtilmente. Gostaria apenas de salientar alguns que para mim são uma referência.

Vejam os seguintes filmes: "An Inconvenient truth" - Al Gore, "Planet Earth" - Disney, "BBC Earth, Power of the planet" - BBC e Discovery Channel, "Home" - Arthus-Bertrand, "Walle" - Pixar Disney.

Deem o vosso contributo hoje mesmo. Eduquem e protejam os vossos filhos ambientalmente. A melhor educação começa com os bons exemplos que damos.

Deixem os vossos exemplos e divulguem ideias positivas.

Obrigado

4 comentários:

  1. Boa noite Nuno. Eu por exemplo, já utilizo as mpg-cápsulas que me permitiram reduzir drásticamente a emissão de CO2 do meu carro. Recomendo vivamente, pois efectivamente já o verifiquei quando fui à inspecção.

    ResponderEliminar
  2. OLá Nuno!
    Muito obrigado pelas sugestões que apresentaste e por teres tais atitudes, é necessário estarmos conscientes dos impactos que nós, humanos, causamos no planeta e em toda a vida que nele reside. Gostei imenso da fala que atribuiste ao planeta, mas essa fala é ele, o planeta, a olhar por nós. Não é o planeta que está em perigo mas sim nós, humanos. A história demonstra bem como várias especies já foram extintas. E nós com as atitudes que tivemos ao longo destas últimas decadas quebramos a harmonia existente na Natureza, colocando assim, o futuro da nossa especie em risco. Nós vamos o planeta fica.

    Helvio, não consigo compreender o porquê de teres transmitido tua opinião de tal forma, tão arrogante e ignorante que no caso de ser uma mensagem privada nem merecias resposta!
    Contudo, como é forum aberto tomo a liberdade de o comentar..
    O caso da SPV demonstra bem a porcaria de governo que temos e de como a nossa sociedade vive numa frequencia ignorante! Um exemplo, o BPN abriu falência e o governo investiu logo no banco. A SPV avisa que está com problemas financeiros e até agora ainda não vi nenhum manifesto solidário por parte do governo. Interesses por detrás da falência da SPV? Não sei, mas acho que isto não é motivo para deixarmos de reciclar! A reciclagem é um acto simples, consciente e responsavel que todos nós devemos fazer. Mas antes de reciclar está reduzir e reutilizar!
    Se o deixaste de reciclar por causa desta situação critica da SPV devias pensar melhor nessa tua atitude. Se estavas a pensar começar a fazer e achas que agora não vale a pena, reflecte bem sobre essa tua decisão.

    Pelo contrário do que disseste, o Nuno concerteza que não tem uma vida de m****! Só o facto de estar conciente de sua pegada ecologica e de estar empenhado a diminui-la faz com que seja uma pessoa melhor. Porque quem se preocupa com o equilibrio do planeta preocupa-se com o bem estar dos outros e assim sendo, concerteza que é um excelente ser humano. Quando somos seres consciente, preocupados com o bem estar dos outros somos felizes, somos energeticamente positivos, e assim atraímos outros seres positivos. Temos um bom equilibro espiritual! Se reflectires bem sobre o teu estilo de vida e tua relação com o planeta irás encontrar boas formas de viver melhor.

    Um abraço de Luz,
    Diogo

    ResponderEliminar
  3. Helvio se eu vivesse do dinheiro das cápsulas passava fome lol. O resto não vale a pena comentar. Podias reencaminhar a energia negativa para actos mais dignos como o Diogo. Viste os filmes que sugiro? Podias comentar o que achas desses filmes também. Tenho uma vida espectacular não percas mais o sono por causa disso. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Saudações a todos. Passei por este blog e apreciei o que li, mas gostaria de chamar a atenção para uma questão muito importante: o consumo de carne. Para terem uma ideia deixo-vos aqui um link com o relatório de 2006 das Nações Unidas: www.fao.org/newsroom/en/news/2006/1000448/index.html

    Serenidade e paz para todos

    ResponderEliminar