segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como criar um bosque - Plantar Arvores

Vemos aqui ao lado um pequeno bosque que um dia quem sabe pode ser uma floresta. Foi uma acção impulsionada pela Quercus onde fomos plantar cerca de 600 Arvores para a serra do Montejunto.

As árvores plantadas foram espécimes autóctones Carvalho, Sobreiro, Pinheiro e Castanheiro.

Foi-me explicado que convém ter uma diversificação de espécies porque diminui o risco da floresta ser dizimada pelo fogo. A seiva do pinheiro arde fácilmente mas a casca do sobreiro é muito resistente ao calor e ao fogo. No entanto o pinheiro pode sobreviver se a copa da arvore resistir.

Houve um primeiro passo andes da plantação que foi a criação de valas com cerca de 30 cm de profundidade. Os utensilios a usar são as luvas, botas (de preferência galochas), pá e enchada. As árvores são plantadas em intervalos de 3 m umas das outras. Colocamos a árvore bébé no chão e rodeamos de terra com as mãos. Após estar rodeada de solo, apertamos com os pés para ficar bem fixa no substrato. com a enchada Colocamos o resto de terra à volta, desviamos as pedras e terra que possa soterrar e destruir a futura arvore. Fazer este procedimento durante cerca de 3 horas.

Se estiver a chuver como nesse dia vao adorar os oleados, o corta-vento, o lanche e o banho bem quente quando chegarem a casa. As mãos também vão ficar um pouco doridas e a roupa ganhou a cor castanha mas valeu a pena.

Um dia, daqui a cerca de 30 Anos lol, quando regressar a esse espaço vou repousar na sombra das arvores a contemplar o som dos pássaros e assar umas castanhas que possa encontrar.

1 comentário:

  1. Olá "primo" Nuno! :) Foi bom encontrar-te e um prazer ler a tua publicação, foi sem dúvida um dia fantástico pra ti, só é pena que se plante de um lado e se destrua do outro por causa de gente desprovida de inteligência que continua a fazer das áreas arborizadas, lixeira para todo o tipo de lixo e depois vêem os incêndios de verão e corta-se todo o pinhal que sobrou e que embelezava a zona, isso aconteceu mesmo aqui "á porta" da minha casa, junto ao "Forte Velho" como se intitula na zona da Reboreda-Setúbal. Continua o bom trabalho. Sê feliz! Um grande abraço da Família Sousa. Hermínia Teixeira Sousa.

    ResponderEliminar